Angiologia e Cirurgia Vascular

Tratamento para Varizes

Divisor ID

Existem diversos procedimentos para tratar as varizes. Alguns são feitos através de uma cirurgia, outros com técnicas menos invasivas, mas, no fim das contas, quem indica a melhor opção para cada caso é o médico, que também leva em consideração o desejo da paciente.

INDICAÇÃO

Tratamentos de varizes e vasinhos são indicados para pessoas que se incomodam com a aparência estética dos membros inferiores e desejam acabar com as veias varicosas e vasinhos.

Imagem tratamento varizes

TIPOS DE PROCEDIMENTOS

NÃO CIRÚRGICOS

  • Escleroterapia com espuma: consiste em injetar nas veias uma espuma densa esclerosante, que causa um processo inflamatório na parede das veias e faz com que se feche. Pode ser realizado em consultório médico, em apenas uma sessão.
  • Escleroterapia com glicose: A glicose, assim como a espuma, também causa um processo inflamatório na parede das veias, que faz com que os vasos se fechem. Pode ser realizado em consultório e o número de sessões varia de acordo com a quantidade de varizes e vasinhos.
  • Escleroterapia a laser: é feita a partir de energia luminosa focalizada na área que se deseja corrigir. O feixe de laser aquece o vaso dilatado e/ou deformado, fazendo com que ele seque e se feche. É indicado para veias de pequeno calibre, pode ser feito em consultório médico e o número de sessões também varia de acordo com a quantidade de vasinhos e varizes.
  • Crioescleroterapia: é uma variação da escleroterapia convencional, onde é injetada uma substância esclerosante resfriada, que além de fechar as veias, evita sangramentos e hematomas.

CIRÚRGICOS (NO TRATAMENTO DE SAFENA)

  • Radiofrequência: uma fibra ótica é inserida dentro do vaso, e sua extremidade emite uma energia que queima o vaso por dentro. Para ser feita, a radiofrequência requer uma separação entre a veia a ser tratada e as estruturas a sua volta. Só pode ser feita uma vez, tem duração menor e requer menos tempo de recuperação.
  • Cirurgia com Endolaser: por ser mais complicada, deve ser feita dentro do centro cirúrgico de um hospital. Durante o procedimento é introduzida uma sonda na veia defeituosa. A sonda cauteriza o vaso através de energia luminosa. É indicado para vasos mais calibrosos e o tempo de recuperação varia de acordo com a proporção das veias.
  • Cirurgia Tradicional: o procedimento deve ser realizado em hospital. O médico retira o vaso afetado através de um fleboextrator, inserido por meio de duas microincisões - uma no tornozelo e uma na virilha. Requer 15 dias de repouso e cerca de 1 mês sem prática de exercícios físicos. Pacientes que se submetem a esse tratamento devem evitar exposição ao sol e utilizar meias compressivas.

CIRÚRGICOS (VARIZES)

  • Fleboextração: consiste na retirada de veias varicosas através de microincisões (de acordo com o tamanho da veia a ser tratada).